Mochilão Anglo American

Em 12 de março de 2018 ocorreu um vazamento de polpa de minério de ferro no mineroduto da Anglo American, no trecho próximo à Estação de Bombas 2, zona rural de Santo Antônio do Grama, Minas Gerais. Não houve feridos ou vítimas. O vazamento durou 25 minutos e cerca de 318 toneladas de polpa – o equivalente a um caminhão fora-de-estrada cheio – atingiram o ribeirão Santo Antônio do Grama. Outras 895 toneladas do material foram depositadas em um barramento da empresa.
Desafios
- Enfrentando as notícias falsas. Gravações do vazamento da polpa de minério de ferro viralizaram e o incidente, embora muito menor, foi comparado ao rompimento da barragem da Samarco, em Mariana.
- Foi preciso romper o medo de falar sobre notícias ruins e desmitificar o fato de que “se a gente não fala nada o assunto morre e a repercussão diminui”.
- Informar os empregados diretos e indiretos antes da imprensa para combater o clima de insegurança gerado.
- Esclarecimentos à população sobre a distribuição de água na cidade, a evolução das obras de reparo da tubulação e as ações de limpeza do ribeirão.
As mídias sociais da Anglo American foram usadas permanentemente para esclarecer e mostrar a evolução das ações de reparação a mais de 483 mil seguidores no Facebook, 31 mil no Twitter e 26 mil no LinkedIn.
Foram publicadas 42 postagens no Facebook, 89 Stories no Instagram e mais de 100 publicações com a hashtag #mochilãoangloamerican
Alcance de público
Reações
Publicações na imprensa
Compartilhamentos

Comentários

Cases relacionados
Vamos melhorar a comunicação de sua instituição juntos.
Escolha como prefere falar com a gente.
+55 61 3049-9550